Quem somos
ENTEC significa “Emílio Nemer Tecnologia”, e representa a iniciativa do CEET Emílio Nemer em unir educação técnica, ciência e inovação. Criada para participar do Torneio Brasil de Robótica (TBR), a equipe estreou na competição em 2024, ano em que conquistou os títulos regional e o nacional. Em 2025, retornou ao TBR – “Vida Terrestre: Cuidar e proteger os ecossistemas brasileiros”, com nova formação e novamente destacou-se ao vencer a etapa regional, garantindo vaga na fase nacional. Ao longo de sua trajetória, a ENTEC consolidou-se como um grupo dedicado, interdisciplinar e comprometido com projetos tecnológicos de impacto social, sempre valorizando o trabalho colaborativo, o protagonismo estudantil e o desenvolvimento sustentável. Essas experiências, somadas ao apoio da comunidade escolar e dos parceiros locais, fortaleceram a identidade da equipe e motivam sua participação contínua no TBR.
A equipe é composta por cinco membros, sendo três estudantes do curso Técnico de Administração e dois do curso Internet das Coisas (IOT). Todos se dedicam ao desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicáveis e inovadoras dentro do universo da robótica, buscando sempre o trabalho em equipe e favorecendo a interdisciplinaridade essencial para a construção de um projeto consistente e de impacto social.
Para atender às exigências do TBR, os estudantes foram organizados em três áreas principais de avaliação, orientados por um técnico e um mentor:
- a) Mérito Científico – responsável por investigar um tema de relevância global, identificar um problema em escala local, regional, nacional ou internacional e propor uma solução inovadora.
Integrantes: Ana Carolina de Oliveira Leal e Juliana dos Santos Pinheiro. - b) Organização e Método – responsável pelo planejamento, gestão das responsabilidades, cronogramas, divisão de tarefas, registro documental e organização estratégica da equipe ao longo da preparação para o torneio.
Integrante: Daniel Santolin Campanha - c) Tecnologia e Engenharia – encarregada da construção, programação, testes e aprimoramentos da solução robótica voltada à execução dos desafios práticos da competição.
Integrantes: Kaique Barcelos e Yuri Bento Braga.
Esse movimento interdisciplinar comprova que a educação técnica pode extrapolar os limites da sala de aula, promovendo ciência aplicada, inovação tecnológica, protagonismo juvenil e consciência ambiental. A participação no TBR reafirma o compromisso do CEET Emílio Nemer com a formação de jovens cidadãos capazes de articular conhecimento científico, trabalho em equipe, ética e sustentabilidade, fortalecendo a integração entre escola, comunidade e desafios globais contemporâneos.